terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Almoço de Natal dia 17 de Dezembro


No dia 17 de Dezembro, realizámos o nosso almoço de Natal no Restaurante do Clube TAP no Bairro da Encarnação.
Fernando Pires

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Almoço dia 19 de Novembro no Alandroal
















No passado dia 19 de Novembro realizámos mais um almoço do Grupo de Pilões Finalistas de 62.
Desta vez o passeio levou-nos até ao Restaurante A Maria no Alandroal.
Esta era uma vontade manifestada por alguns, desde há algum tempo, tendo como principal entusiasta o José Rosado que tratou de todos os pormenores da organização.
Foi tempo bem passado e valeu bem a pena em todos os aspectos, o passeio, o almoço e as visitas ao Alandroal e a Estremoz.
Visitámos a casa do Rosado, casa de seus pais, onde viveu os primeiros anos da sua vida até entrar para o "Pilão" em 1954.
Como surpresas contámos com as presenças do Proença, que vive em Estremoz e do Letras mais novo que, se não estou enganado, mora em Serpa.
Antes do regresso a Lisboa, já noitinha, estivemos no café Águias de Ouro, o mais antigo e emblemático de Estremoz, para o chá das cinco.
A ilustrar este passeio aqui se juntam as respectivas fotografias.
Mais uma vez, especiais agradecimentos à Teresa Cristo pelos bolos e doces que nos ofereceu.
Fernando Pires

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cabo Verde - Ilha do Sal


Pontão cais dos pescadores em Santa Maria. É também o local onde se apanha o bote que leva os passageiros para o barco Neptuno que efectua viagens que permitem observar o fundo do mar. Numa viagem de cerca de uma hora e meia é possível observar os restos dum barco antigo, afundado há cerca de 90 anos, de nome Bolana, de um outro que se afundou mais recentemene, nos anos 60 e ainda a imagem de Cristo esculpida em pedra que foi lá colocada há tempos.

Imagem das Salinas onde, para quem esteja interessado, se pode tomar banho. Dizem que, quem lá toma banho, terá mais 10 anos de vida. A exploração deste local é privada e os turistas pagam 3,5€ para lá entrar.
Piscina do complexo de hoteis RIU, Funana e Garoupa, em Santa Maria.

Praia de Santa Maria junto ao Funana e Garoupa.
Ao fim do dia, ao fundo o pontão dos pescadores em Santa Maria.
-------------------------------------------------------------------------------------------------



Na semana passada estive em Cabo Verde, a Ilha do Sal foi o destino.Muito interessante e agradável esta estadia. Fiquei surpreendido com o significativo desenvolvimento turístico que se verifica nesta ilha, os espanhóis estão a investir em força, os portugueses nem tanto.
As praias são maravilhosas, foi do melhor que via até à data, batem de longe as do nordeste brasileiro, melhor, talvez uma praia onde estive há tês anos, no norte de Moçambique, quem por lá andou talvez se lembre da praia das Chocas, perto da ilha de Moçambique.
Gostei muito do convívio com o povo cabo-verdiano e registei uma particularidade muito interessante, a forma como todos os animais são tratados, em especial os cães e os gatos, um significado especial, que ilustra esta realidade, é que os animais, quando nos aproximamos, ao contrário do que acontece em Portugal, não fogem e aceitam a carícia.
O hotel onde estive, da cadeia de hotéis espanhóis RIU, situa-se em Santa Maria, a principal zona turística.
O RIU Funana é um resort de 5 estrelas onde, em regímen de tudo incluído, se passam umas férias de grande qualidade.
Não quero fazer propaganda, mas como gosto de partilhar as boas sugestões com os meus amigos, aqui fica a referência.


Fernando Pires

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Boletim da APE

No passado dia 15 de Outubro foi finalizado e enviado para o correio o número 214 do Boletim da Associação dos Pupilos do Exército.
Passados poucos dias comecei a receber alguns mails e telefonemas de "pilões" que me deixaram muito satisfeito e com forte motivação para continuar esta atarefa a que me propus.
Mas como nem tudo na vida é acompanhado da necessária compreensão também houve, pelo menos até hoje, uma excepção.
Nada teria de anormal esta excepção se a mesma fosse apresentada como crítica construtiva, mas, infelizmente, não foi assim que aconteceu.
Sinceramente, porque não esperava, porque não estou preparado para aceitar repreensões ou porque não tenho paciência, sinto-me numa situação em que terei que repensar a minha continuidade como responsável da Edição desta nossa "revista".
De modo algum estou a querer desistir, antes pelo contrário, mas não posso permitir que esta tarefa se venha a transformar num pesadelo que perturbe a vida que tenho vindo a seguir a partir da altura em que passei á condição de aposentado. Eu que até estava tão bem.
Acabado de regressar de umas boas férias em cabo Verde, ao consultar o meu correio electrónico, deparei com esta bela prenda à minha espera.
Como não quero criar polémica não menciono, por agora, o nome de quem teve o pouco cuidado de me dirigir palavras e comentários que me afectaram desta maneira nem tão pouco vou responder à mensagem que me foi enviada.
O registo que aqui faço é apenas para que conste que nos próximos dias a situação poderá evoluir em qualquer dos sentidos, ou seja: continuarei ou não conforme a vontade do Presidente da APE em quem deixei a avaliação das questões que lhe coloquei.
Fernando B. Pires

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tristeza

Foi este o sentimento que senti ao ler num jornal diário de hoje, o CM, uma classificação de 597 estabelecimentos de ensino onde constavam, nos lugares que se seguem:

Instituto de Odivelas - 23º
Colégio Militar - 258º
Instituto dos Pupilos do Exército - 536º

Ao que o "Pilão" chegou! O Colégio também não terá razões para estar satisfeito. Parabéns Odivelas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Encontro no Parque das Nações







Para que conste aqui estão os registos fotográficos de mais um encontro "pilónico" do Grupo "pilões" finalistas de 62 e não só.
O tempo estava convidativo para almoçar na esplanada e dar um volta junto ao rio e foi isso mesmo que fizémos.
Correu tudo muito bem, o convívio foi agradável, o número de presenças não foi muito significativo, mas, como de costume, estas coisas são mesmo assim; quem quer vai e quem não pode não está.
O próximo será no dia 15 de Outubro mas provávelmente noutro local, se houver sugestões que queiram adiantar serão muito bem vindas.
Se essas mesmas sugestões não aparecerem não será por isso que deixaremos de tratar deste assunto.
Fernando B. Pires

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Encontro e almoço dia 17 de Setembro

Para a reentrada temos encontro marcado, às 11 hora da manhã, no Parque das Nações, na esplanada do Bar do Peter.
Depois dos aperitivos mudamos para ali mesmo ao lado para o almoço de leitão no Restaurante Sagresjaria.
Um abraço
Fernando Pires

segunda-feira, 20 de julho de 2009

As minhas férias


Praia do Alamal com o Castelo de Belver (Agosto)

Durante as férias em Belver sabe bem ir ao
pão logo pela manhã (Agosto)

Muralha de Valença (Junho)

Caminha, rio Minho (Junho)

Viana do Castelo (Junho)

Viana do Castelo (Junho)

Gerês, S. Bento da Porta Aberta (Junho)

Gerês, Caniçada (Junho)

Gerês, junto às termas (Junho)

Feira Medieval em Belver (Junho)

Praia de Monte Gordo (Junho)

Neste espaço, a partir de agora vou passar a escrever sobre as minhas férias de Verão deste ano. Por onde tenho andado, o que tenho feito, as fotografias e o desafio a quem, tal como no ano passado, siga o exemplo e escreva também aqui uns comentários.
A minha ronda começou, este ano, pelo Algarve, mais propriamente Monte Gordo, para onde me desloquei no dia 7 de Junho, exactamente no dia das eleições europeias logo a seguir a ter exercido o direito de voto. Ali estive durante toda a semana tendo regressado a Lisboa no dia 14 do mesmo mês. Esta altura coincidiu com os feridos em que o Algarve registou uma afluência idêntica às de Agosto.
Na semana seguinte permaneci em Lisboa e depois Sábado dia 21 rumei a Belver no Alto Alentejo.
Mas não me fiquei por aqui pois as férias ainda estavam nessa altura a começar, a 29 de Junho avancei para o Norte tendo ficado alojado na Pousada do Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo. Foi mais uma semana de estadia tendo durante esse período visitado o Gerês, São Bento da Porta Aberta, Caminha e Valença do Minho.
A seguir a mais uma paragem de 1 semana em Lisboa rumei de novo a Monte Gordo onde permaneci de 13 a 26 de Julho. Quando regressei já a permanência naquelas paragens se estava a tornar menos agradável para o meu gosto, quando se junta muito povo é altura de procurar outras paragens.
Depois, mais uma paragem de 1 semana em Lisboa, onde, entre outros assuntos a tratar, tive o prazer da companhia dos meus amigos que aceitaram o convite para assistirem á apresentação que fiz no dia 28, na sede da APE, sobre as acções em curso para a renovação do Boletim.
Logo de seguida, no dia 1 de Agosto, avancei de novo para Belver, terra da minha mulher, o local ideal para descansar, apanhar ar e dar umas voltas, a pé, junto ao rio Tejo e à praia fluvial do Alamal.
Para quem me acompanhou no passeio e almoço de Fevereiro passado à Barragem de Belver já conhece mais ou menos este local. Para o ano, se calhar, voltamos outra vez para mais um almoço de lampreia no restaurante da barragem.
Depois desta estadia em Belver, regressei, no dia 16 de Agosto a Lisboa, mas passadas duas semanas regressei de novo a Monte Gordo mas, desta vez, apenas para uma curta estadia de fim de semana prolongado, de 28 de Agosto a 2 de Setembro.
E pronto é assim que acabo de descrever o que fiz nestas minhas férias de 2009.
Estou de regresso à vida de Lisboa e ao trabalho do Boletim da APE, a próxima edição, nº 214, tem que estar pronta e distribuida no dia 15 de Outubro.
Agora, como lancei o desafio, que espero sinceramente ter alguma resposta, aguardo que mais alguns dos nosso amigos que consultam este blog descrevam e compartilhem connosco o que fizeram durante este intervalo nos encontros e convívios dos Pilões finalistas de 62 e não só.
Um abraço a todos
Fernando Pires

domingo, 28 de junho de 2009

Boletim da APE

Pois é fui convidado e depois de pensar, hesitar e reflectir aceitei a responsabilidade de responder pelo Editorial no Boletim da Associação dos Pupilos de Exército.
Ao fim e ao cabo sendo esta publicação de e para todos nós, depois da decisão que tomei apenas gostaria de ter alguns seguidores nesta tarefa.
De minha iniciativa dirigi alguns convites que felizmente tiveram boa receptividade e efectiva concretização.
Bem hajam pois o José Rosado, o Manuel Barbosa Pereira e o Duran Clemente, que nomeadamente nas áreas de marketing e vendas e editorial, já fazem parte da equipa que pretende reformular, renovar e se possível, valorizar esta nossa publicação.
No próximo dia 28 de Julho haverá uma apresentação do programa desta equipa para a qual estão convidados todos os ex-pilões visitantes assíduos deste blog.
Será à tarde a partir das 16 horas
Lá vos espero
Um abraço
Fernando Pires

quinta-feira, 4 de junho de 2009

ANULADO Passeio e Almoço a Tomar

Estava confirmado mas foi cancelado por falta de interesse dos possíveis participantes.

De todas as inscrições possíveis apenas 3 confirmaram que queriam ir os outros, ou disseram que não ou até nem sequer se dignaram responder.

Isto até poderia ser considerado um caso de estudo pois mereceria a pena aprofundar os motivos favoráveis ou desfavoráveis este tipo de iniciativas.

As interrogações que se colocam são:

Porquê que, de início, e estou a lembrar-me do passeio de Belver, a coisa até pegou?

Porquê que, em relação aos seguintes, nomeadamente Setúbal e Caldas, a aderência começou a diminuir e os que nunca faltavam deixaram de comparecer?

Porquê que esta iniciativa que, depende da vontade de todos, não tem evoluido a gosto de todos?

Porquê que continuam a utilizar desculpas, já muito gastas, para justificar a não aderência?

Em resumo: O quê que se passa com este grupo de Pilões? Estão cansados, têm falta de ideias ou têm falta de quê?

Poderei compreender que a isto só vai quem quer ou quem gosta, mas então porquê que não avançam com outras sugestões?

Quase que me dá vontade de falar nos tais encontros no Parque das Nações, no bar do Peter ou noutro local qualquer. A ideia até parecia ser boa, pois sem compromissos ou trabalhos de maior, para quem organiza, sempre haveria oportunidade de, havendo um local certo, encontrar amigos e dar um dedo de conversa.

Como os encontros às 15 horas não davam muito jeito, para alguns, porque não marcar encontro para as 11 horas e quem, depois da conversa, estivesse interessado ficava para almoçar?

Pronto, não queria mas estou já aqui avançar com uma sugestão, aguardo as reacções para ver o que vamos fazer a partir do próximo mês de Setembro, neste caso no dia 21 Quinta -feira.



Fernando Pires

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Aniversário do Pilão - 2009

Aqui ficam algumas fotos ontem tiradas, durante o desfile na Baixa e no almoço na 1ª Secção.
As fotos do interior da igreja de S. Domingos estão muito escuras porque tinha a bateria já fraca (desculpas...). As da capela do Pilão têm uma qualidade má porque foram tiradas sem flash e sem apoio, portanto com tempo longo de exposição (mais desculpas...).
Espero que as próximas fiquem melhores.
Um abraço.
JC
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

sábado, 23 de maio de 2009

Viagem a Budapeste e Viena


Viena


Viena


Viena


Viena


Viena


Viena


Budapeste


Budapeste
Budapeste

Budapeste

Na semana pssada estive fora, fui dar mais uma volta pois é sempre agradável visitar outros países e fugir da rotina.

Desta vez fomos até Budapeste e Viena, eu e a minha mulher, para mim não foi novidade pois já lá tinha estado há 8 anos.

O tempo tal como cá esteve muito instável, apanhámos calor de inicío, cerca de 28 graus em Budapeste para depois em Viena se inverter por completo fazendo frio e chuva.

O nosso percurso começou em Budapeste onde estivémos os dois primeiros dias seguindo depois de autocarro da carreira internacional Eurolines para Viena.

Da capital da Austria voltámos de novo a Budapeste pela mesma via sendo o voo de regresso a Lisboa feito a partir desta cidade.

As fotografias que selecionei para aqui mostrar procuram ilustrar os locais mais interessantes destas duas cidades.

Os transportes públicos, nos dois casos, são bastante bons e são uma solução para quem tenha pouco tempo para chegar ao maior número posível de locais. Em Viena pode-se comprar o bilhete de 72 horas ou até de 1 semana e em Budapeste existem cadernetas de 10 bilhetes de metro.

Uma forma também interessante e prática será a utilização do Hop on Hop off, em Budapeste custa cerca de 16€ e em Viena o preço por 1 dia é de 20€ e o de dois dias é de 23€.

Já agora acrescento que o custo da passagem de autocarro de Budapeste para Viena e volta fica em cera de 54€ para 2 pessoas, é mesmo um preço muito barato e a qualidade dos autocarros é boa. A viagem demora à volta de 3 horas.

Um abraço

Fernando Pires

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Jantar no Ferro de Engomar dia 28 de Abril









Os janteres convívio do Ferro de Engomar são uma tradição que já se mantem há um bom par de anos. Eu, como não estou desde o início, até nem faço ideia, mas talvez há mais de 4 anos, tenho que confirmar com os fundadores.
As fotografias aqui exibidas, algumas da minha autoria e outras do Fernando Carvalho foram captadas dia 28, ao todos eramos 11, não enchiamos o restaurante mas pode-se dizer que a sala estava composta.
Antes da paragem, devido ao perído de férias, ainda teremos o almoço de Junho que, sendo como de costume na última Terça-feira do mês, pode já aqui ficar anunciado para que tomem nota:
PRÓXIMO JANTAR NO FERRO DE ENGOMAR - 30 DE JUNHO.
Fernando Pires